Pássaros Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas cruéis - Gould

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Pezão Ter Jul 07, 2009 11:57 am

Prezados senhores,
Eu não conhecia a espécie diamante de gould, até que, em uma feira livre em março deste ano, me apaixonei por um casal e compreio-os. O que era paixão pela beleza, virou tentativa de criação com a postura do primeiro ovo em 07/06/2009. Estava tentando uma choca natural, já que a fêmea ficava no ninho, mas infelizmente, ela furou o ovo. Pesquisei e vi a necessidade de comprar amas secas (manons japonês), tentei segurar um pouco mais a choca natural, pois ela coloca o ovo, e choca por uns 03 dias e depois fura os mesmos, comprei até ovos de plástico, mas sem solução. No domingo, desisti e adquiri dois casais de manons (acho, pois pelo que li, eles não apresentam dimorfismo sexual) e estava ansioso por mais um ovo, já que a minha fêmea "dá sinal" quando vai pôr... Ela fica gordinha e com as asas entreabertas no dorso, perdendo o "porte" dos gould um dia antes da postura. Este ovo chegou esta noite/madrugada e, pela manhã, encontreio-o furado no chão da gaiola (lá se vai o 5º ovo). A alimentação deles é balanceada com uma mistura que até aveia tem e dou uma farinhada amarela a base de ovo e mel, além de folhas de chicória, alface e almeirão. Faço a limpeza das gaiolas diariamente e meus pássaros vivem em um lugar sem muito movimento e quase nenhum barulho, o que não justifica o estigma de stress. Para piorar as coisas, os manons não entram no ninho para chocar os ovos de plástico, fato este estranho, pois li na net que eles chocam até bolinha de papel. Vocês poderiam me ajudar e me dar algumas dicas??? Não sei mais o que fazer para tentar começar a minha criação, estou errando em alguma coisa? Por favor me ajudem, desde já agradeço.

Pezão

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  RENAN e RENATA AMARAL Qui Jul 09, 2009 12:11 am

olha meio complicado mas vamos lá

1° ñ de alface,fezes mais mole ou até diarreia
2º deixe os ovos de plasticos com o gould para incentivar e assim que a femea de gould botar separar ovo e no segundo dia colocar junto com o segundo ovo de gould que ela vai botar mas isso com o manon , então assim que ela botar(gould) vc tira e passa aos manos,,,quais sementes vc dá,farinhada, vc dá ostras ou alguma fonte de calcio ??,,,conte tudo,,,,quais gaiolas e quantos passaros juntos etc

RENAN e RENATA AMARAL

Mensagens : 14
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Pezão Qui Jul 09, 2009 2:00 pm

Olá Renan, obrigado pela resposta...

Quanto à alface, não é todo dia que eu dou, não... só duas vezes por semana e não altera as fezes deles.
Tenho uma gaiola de fibra com 01 casal de gould, ela tem as medidas aproximadas de 60 x 30 cm, com três poleiros grandes, um pequeno, um ninho de madeira tipo caixa de 25 x 12 x 15. 01 cocho com mistura, 01 banheira e dois potes pequenos: um com farinhada de ovo com mel e um com senha (que eles adoram!). A mistura é de alpiste, aveia, milho alvo, milho português, linhaça, senha, painço e milho vermelho. O cálcio está presente na areia de fundo da gaiola. Dou maçã ou banana uma vez por semana tb. Acho que o meu problema foi ter esperado muito para adquirir os manons, agora acho que a postura parou. Eu gostaria de ter tido a oportunidade de fazer como vc falou, mas como ela chocava por três dias mais ou menos, eu adiei a compra das amas, e acredito, que esse erro tenho sido fatal. Os manons ficam em uma gaiola igual com um ninho igual e são dois casais. Estão com os ovos de plástico lá, e agora, dormem três dentro do ninho e 01 fora. Gostaria de saber se algum ou alguns de vcs já tiveram fêmeas que furavam os ovos para me nortear como devo agir. Como disse, sou marinheiro de 1ª viagem, e estou aqui para aprender. Ela pôs 05 ovos, será que vai pôr mais? Quantos ovos em média uma fêmea gould bota por postura? Ela não "come" o ovo, ela só fura os mesmos, precisa de outra fonte de cálcio?
Desde já agradeço.

Pezão

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Cesar Del Rio Sex Jul 10, 2009 10:18 pm

Caro amigo,

Dificilmente a fêmea fura (come) o seu próprio ovo.
Você já seguiu as orientações aqui do site na seção “Como Criar”?
Aquele caminho é o que utilizamos até agora.
Aqui no site também você pode ler o artigo “Diamante de Gould”, inclusive em relação à alimentação que é bem simples e também tem dado certo aqui no nosso criadouro.
Para dar certo com as amas você deve ter de quatro a cinco casais de manons para um casal de Gould. De outra forma você terá problemas, desde que os Goulds botem regularmente. Vamos fazer uma conta: A fêmea Gould boa põe de seis a oito ovos por ninhada. Logo de cara você vai precisar de dois casais de manons (de 3 a 4 ovos por casal). Esses dois casais levarão 60 dias para cuidar dos filhotes sendo 15 dias de choco e 45 para separar os filhotes. Ocorre que a fêmea começa a botar novamente uma semana após a primeira postura. Pergunta: o que fazer com os ovos da segunda postura, sendo que os dois primeiros manons estão chocando/criando a primeira postura.
Não sei se em time que está ganhando não se mexe, mas nenhum criador que conheço dá Alface. A maioria prefere almeirão ou chicória.
Sementes de senha aqui no criadouro: “sem chance”. Por que os Goulds comem demais, pois ela é muito pobre em nutrientes. Nunca se satisfazem e o pior, com o tempo vão ficando fracos e morrem. Sem contar que é uma semente que é praga do arroz. Pelo menos era. Vai que o agricultor ao cultivar arroz colocou agrotóxico.
Ovo furado no fundo da gaiola: Será que a fêmea não botou quando estava no poleiro, ou seja, não botou no ninho. Isso é comum acontecer, principalmente quando ela vai botar de manhã, fique estressada por movimentos de pessoas próxima da gaiola.
Sementes: aqui damos 70% de painço (milho alvo nacional) e 30% de alpiste. E só.
Importante: fornecer casca de ovo de galinha. A casca deve ser aquecida no forno, mas não torrada, após o aquecimento moer a casca e misturar na areia.

Acho que é isso.

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Por favor, me ajudem...

Mensagem  Pezão Dom Jul 19, 2009 1:33 pm

Caro Cesar e Renan,
Obrigado pelas suas respostas e orientações...
Já havia lido o tópico "como criar" sim, Cesar. Assim que descobri o seu site.
Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, preocupado. Consegui salvar um ovo (O 7º) e fiz a transferência hoje pela manhã para os manons. Só que eles não estão entrando no ninho para chocá-lo até agora... É normal ? A fêmea de manon choca o dia todo ou só à noite? Os meus manons (são quatro), dormem todas as noites no ninho. É assim mesmo???
Pelo amor de Deus, me orientem...

Obrigado.
PS: Desculpem as dúvidas, mas sou marinheiro de primeira viagem, mesmo !!!

Pezão

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Cesar Del Rio Dom Jul 19, 2009 5:51 pm

Pezão,

O ideal é que o manon esteja também em postura ou melhor ainda no início do choco de seus próprios ovos.
Caso isso não esteja acontecendo, vai ser uma loteria. Alguns manons chocam os ovos mesmo não estando em período de postura, outros nem dão bola para os ovos. Voce terá que aguardar.
Uma alternativa quando os manons não estão em período de choco é colocar ovos de plástico para "enganá-los".

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Pezão Seg Jul 20, 2009 10:18 am

Caro Cesar,

Eles estavam, desde que os adquiri, com dois ovos de plásticos no ninho. Mas eles só entram neste à noite, eu tenho certeza de um casal, pois a minha esposa, já viu um manon cobrindo o outro na semana passada. Ontem quando eu "salvei" o ovo, eu retirei os ovinhos de plástico e coloquei o ovo salvo. No decorrer do dia de ontem, eles ficaram o dia inteiro fora do ninho e lá pelas 17 h, foi que entraram e ficaram a noite toda lá. Estou deixando a gaiola coberta, só tirando a capa no ato de higiene e troca de comida. Isolei a gaiola em um quarto para evitar movimentação (stress) e correntes de vento. Este procedimento está correto?
Um forte abraço.

Pezão

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Cesar Del Rio Seg Jul 20, 2009 8:08 pm

Caro Pezão,

O importante na criação é não "forçar a barra".
A criação tem que ser a mais próxima do ideal.
Qualquer coisa que não foi tentado por criadores, é uma incógnita.
No caso da capa, cobrindo a gaiola, não é uma coisa natural.
Já que os pássaros não estão em ambiente propício à criação, tente deixar o mais natural possível, ou seja, deixe a gaiola descoberta e torça para que os manons aconstumem com o ambiente.
Em relação a isolar os pássaros em um quarto para evitar stress e corrente de vento, vem de encontro à criação tradicional, mas nunca esqueça de fornecer luz o dia todo. O ambiente deve ser o mais claro possível.
Lembre-se sempre que se fugir do tradicional, terá que aguardar os resultados.

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Pezão Sex Ago 14, 2009 6:19 pm

Caros amigos,
Continuando a minha história que vcs já leram acima, solicito a gentileza de mais informações...
Como vocês sabem, eu comecei a experiência com um único casal... Infelizmente, depois de 11 ovos (todos furados, conforme relatos anteriores), a minha fêmea faleceu. Eu a encontrei dentro do ninho, ontem pela manhã... O meu macho está tranquilo, cantando e se alimentando normalmente, mas resta algumas perguntas: Ele tem cabeça vermelha e ela tinha cabeça preta, obviamente, vou comprar outra fêmea, mas dou a preferência para uma fêmea de cabeça vermelha ou posso comprar qualquer uma fêmea? Será que ela foi posta à venda na feira livre, por ser um animal que furava os ovos na criação do feirante? Compro outra fêmea adulta ou filhote? Compro na feira livre de novo? César, vc tem alguma para vender e enviar para o Rio de Janeiro?
O meu macho parece ser um bom reprodutor, acho, devido ao número de ovos e do único ovo que ficou três dias inteiro (antes dos manons), eu o vi chocando. A fêmea ficava do lado de fora do ninho e ele lá dentro. Eu abri o ninho com cuidado e ele estava chocando, mesmo!!!
A notícia boa é: Meus três manons (um faleceu há uns 20 dias) puseram dois ovos e, hoje, estão chocando, apesar de terem furado o ovo dos gould (o sétimo) !!!

César, estou dando casca de ovo assada no forno, conforme vc me orientou aos manons. Obrigado.

Por favor, me orientem, ok?

Um forte abraço a todos.

Pézão.

Pezão

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Cesar Del Rio Sáb Ago 15, 2009 6:40 pm

Caro amigo,

A fêmea ideal para formal casal com um macho de cabeça vermelha é de cabeça vermelha, mas se não achar não vejo problemas acasalar com fêmeas de outra cor, principalmente se o objetivo não for participar em concurso com os filhotes.
É muito raro o Gould “furar” os ovos, mas isso pode acontecer.
Como já conversamos, pode ser uma deficiência alimentar.
O ideal é comprar uma fêmea nova, mas isso só vai acontecer no final do ano, pois agora eles estão criando.
Aqui no fórum conversamos como ter sucesso na criação. Um dos detalhes é comprar o pássaro de criador experiente. Principalmente se você tiver acesso ao criadouro. Assim poderá ver o manejo, limpeza, alimentação dada etc.
Os manons também estão “furando” o ovo?
Que ninho você está usando? Se for de caixinha, qual é o tamanho? Que tipo de grama você usa?

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Dúvidas cruéis - Gold

Mensagem  Pezão Dom Ago 16, 2009 2:35 pm

Caro César, obrigado pelo pronto atendimento...

Os manons eram 04, salvei um ovo dos gould e coloquei nos manons, há uns 20 dias atrás, o ovo dos gould amanheceu furado no dia seguinte, na época conforme vc me orientou eu coloquei um ovo de plástico no ninho, mas mesmo assim, os manons furaram o ovo. Uns três dias depois deste fato, um manon morreu. Depois desse episódio, não consegui salvar nenhum ovo dos gould mais, todos amanheciam furados no fundo da gaiola. A minha fêmea de gould morreu, como eu disse antes. E agora, os manons estão com 04 ovinhos deles (manons) no ninho e chocando direto... Nunca ficam sozinho, sempre tem um ou dois manons no ninho chocando. O que me leva a crer que, quem furou o ovo dos gould, deve ter sido o manon que morreu. Estão com ninho de 15 x 15 x 15 de duas divisórias (tipo ante-sala) e coloquei estopa que parece um barbante de pão grosso que comprei na feira. Estou procurando uma fêmea de gould para comprar, mas como vc disse, hoje só achei filhotes. Eu quero uma fêmea adulta para que o meu macho possa cruzar e aproveitar o choco dos manons, pelo que vc me disse, essa é a forma correta de proceder, não?
Você não tem uma fêmea de cabeça vermelha adulta para que possa me vender?
No aguardo.
Obrigado.

Pezão

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Cesar Del Rio Dom Ago 16, 2009 4:27 pm

Caro,

O ninho de 15x15x15 não cabe uma divisória a meu ver.
Usamos aqui a grama japonesa e nunca barbante. O barbante é muito perigoso, pois pode enroscar na pata do pássaro.
Favor navegar em “Como Criar” do site e avaliar se está seguindo de maneira correta as dicas.
Favor ver aqui no fórum tópico de como criar utilizando de ama-seca.
No momento não tenho Gould para venda, pois eles estão criando. Terei a partir de novembro.

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas cruéis - Gould Empty Re: Dúvidas cruéis - Gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos