Pássaros Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DG com perda de penas na cabeça.

3 participantes

Ir para baixo

DG com perda de penas na cabeça. Empty DG com perda de penas na cabeça.

Mensagem  Jorge Seg Ago 31, 2009 9:18 am

Bom dia a todos,

Sempre tive paixão por exóticos, comecei a criar mandarim e manon já faz ± 1,5 anos. Recentemente me aventurei na criação de DG, já consegui tirar alguns filhotes. Quando adquiri as aves, uma das fêmeas estava com falta de penas na cabeça, imaginei que era porque esta na muda, já fazem ± 3 meses e as penas ainda não nasceram. O que pode ser?
Percebi que este mesmo problema esta ocorrendo com outras aves, inclusive em uma delas dá a impressão que existe algo comendo a base do bico, será que é algum tipo de parasita?

Jorge

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DG com perda de penas na cabeça. Empty Re: DG com perda de penas na cabeça.

Mensagem  Cesar Del Rio Seg Ago 31, 2009 9:27 am

Caro Jorge,

Essa situação é comum nos Goulds.
Seus pássaros estão em gaiolas coletivas? Acredito que sim.
Quando os pássaros estão no “cio”, entre janeiro e setembro, eles ficam loucos para criar e começam a brigar uns com os outros.
A região mais afetada é a cabeça. Por um motivo muito simples: quando eles brigam, um bica o outro e a região mais próxima é a do bico evidentemente.
Agora, na próxima muda de pena, as penas voltam ao normal.
Essa é a hipótese mais provável. Caso você veja sinais de um caso mais grave, procure um veterinário.
Veja se essa situação vai ocorrer e depois você nos conta.


Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DG com perda de penas na cabeça. Empty Perda de pena na cabeça

Mensagem  Emerson Dom Set 20, 2009 9:41 pm

Olha eu tbm passei por essa experiencia de perda de pena na cabeça de gould e procurei uma veterinaria e por encrivel que pareça o resultado foi satisfatorio.
Oq ela me esplicou e que isso e falta de iodo no sangue do passáro e me passou um remedio que se chama iodave sm.
Só que este medicamento não existe mais.
Então ela me passou a seguinte dieta...tira o almeiraõ e da couve que e rica em iodo,e tive um excelente resultado...

Tente vcs que tiverem esse tipo de problema..

Um abraço a tds..
Emerson
Emerson

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 51
Localização : santa isabel sp

Ir para o topo Ir para baixo

DG com perda de penas na cabeça. Empty Re: DG com perda de penas na cabeça.

Mensagem  Cesar Del Rio Ter Set 22, 2009 6:38 am

Bella Cria,

Quando que voltaram as penas?
Se foi por volta de outubro a dezembro, foi a muda normal.
Entendo que pode ser um problema de saúde mesmo, mas isso só é comprovado se no período acima citado o pássaro ainda ficar sem penas na cabeça, do contrário, é o que falei anteriormente: briga.

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DG com perda de penas na cabeça. Empty Voltaram as penas nos meus DGs.

Mensagem  Jorge Qui Dez 03, 2009 8:14 am

Nos meus pássaros a principal causa do problema era fungos, encontrei informações sobre este problema no endereço anexo, porém, não fiz o tratamento conforme recomendado, utilizei a pomada Dolemil da seguinte forma: com o auxilio de um cotonete apliquei nas regiões com falta de penas uma vez ao dia durante 5 dias consecutivos. Depois de 10 dias repeti o processo nos locais onde não havia iniciado o nascimento das penas. No meu caso funcionou muito bem.
http://www.pea.org.br/cuidados/aves.htm

Abraços a todos.

Jorge

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DG com perda de penas na cabeça. Empty Re: DG com perda de penas na cabeça.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos