Pássaros Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso de amas-secas, criação em geral

3 participantes

Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Uso de amas-secas, criação em geral

Mensagem  Cesar Del Rio Dom Jun 14, 2009 9:29 am

Confesso que a criação do Diamante de Gould, feita com o auxílio da ama-seca, é bastante simples.
Agora, alguns detalhes são importantes e imprescindíveis. Qualquer coisa que falte ou falhe pode resultar em prejuízos para o criador. Queria enumerar alguns fatos que na minha opinião acho importantes, os detalhes, inclusive fotos, abordo no site:
1- O iniciante: A primeira coisa que recomendo é que o criador, antes de qualquer coisa, visite mais de um criador experiente, ou seja, que tenha tido êxito na sua criação, para visualizar os aspectos gerais da criação. Acredito que com poucas horas de bate-papo se evitará alguns problemas comuns.
2- Local: É importante que seja bem ventilado, de pouca movimentação, com boa iluminação, ao abrigo do vento e que não receba luz durante a noite.
3- Equipamentos: Cada equipamento tem sua importância. Caso o ninho que o criador usa está dando resultado, deveria continuar usando.
4- Matrizes: Investir é preciso. Fala-se muito em preço muito alto. O preço do Diamante está intrinsecamente ligado ao custo que suportamos para criá-los. Investir em boas matrizes é ganhar terreno. Já dizia um amigo meu: “você quer começar por onde estou terminando e não quer pagar por isso?” Comece com poucas, mas boas matrizes.
5- Quarentena: Quando introduzir aves de outros locais (compra, vinda de concurso etc.) no criadouro, deixar por um período de 21 dias em quarentena. Observar se a ave não se apresenta encorrujada e se não aparecem piolhos, principalmente o “vermelhinho”.
6- Higiene: procure manter o local de criação, gaiolas, ninhos, comedouros constantemente limpos. Banho duas vezes por semana, mesmo na época de criação também é muito bom. Tenha sempre em dobro, ninhos, comedouros e grades, para facilitar a troca.
7- Prevenção: Antes de iniciarmos a criação, no caso de um plantel com grande número de aves, seria interessante realizar tratamento preventivo para parasitoses (coccidiose principalmente) e doenças bacterianas (com antibioticoterapia adequada) sempre que possível com a supervisão de um médico veterinário.
8- Acasalamento e controle: Alguns cruzamentos não são aconselhados. Conhecer o mínimo de genética é fundamental. Começar pelos comuns (dorso verde, peito roxo) é o ideal. Manter um controle da árvore genealógica também é importantíssimo. O controle não precisa ser informatizado, é claro que ajuda, mas as anotações em um caderno já são suficientes. Precisamos saber basicamente: a) anilha do pai; b) anilha da mãe; c) cor do pai; d) cor da mãe. Assim poderemos saber se são puros ou portadores, se são parentes.
9- Alimentação: deve ser de boa qualidade, quantidade suficiente, boa procedência (procure conhecer as instalações de quem está vendendo e também questionar sua origem).
10- Manejo: Os pássaros devem ser tratados logo pela manhã. Quando com filhotes bem cedo mesmo, pois os pais tratam dos filhotes logo no início do dia. Farinhada, quando úmida, deve ser tirada à tarde. O fundo da gaiola deve ter preferencialmente uma grade fazendo com que o pássaro não tenha contato com suas fezes. Deve também ser forrado com papel jornal, não impresso, que deverá ser trocado, no mínimo, duas vezes por semana.
11- Amas-seca: Devem preferencialmente ser criadas pelo próprio criador. O qual fará uma seleção dos melhores tratadores. Quando na voadeira, devem ser deixados vários ninhos para que acostumem e que logo que se acasalem entre facilmente neles. Tenho usado o manon de concurso para ama e tenho tido bastante sucesso.
12- Separação: Após 45 dias de nascido o filhote já pode ser separado. Procure separa-los em número máximo de seis unidades, primeiramente numa gaiola de seis comedouros e um cocho no fundo da gaiola de mais ou menos 16 cm de comprimento, para que tenham comida suficiente.
13- Preparação para concurso: Caso o criador queira participar de concursos oficiais, deverá separar os filhotes em gaiolas de concurso logo que apareçam as penas do filete, tanto da fêmea como a do macho.

Gostaria que cada criador pudesse deixar aqui algumas dicas para os demais. Estamos precisando de qualidade em nossos concursos. Quem sabe teremos, no futuro, o melhor plantel do mundo.

Tenho visto muitas dúvidas sobre a criação.

Se observarem os detalhes acima, entendo que o risco de não dar certo a criação será minimizado.

Um abraço,

Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Re: Uso de amas-secas, criação em geral

Mensagem  Cesar Del Rio Ter Ago 04, 2009 10:17 pm

Caros,

Tenho visto vários comentários a respeito de insucesso na criação.
Com este tópico que criei, tento passar algumas coisas básicas e que devem ser seguidas por quem pretende criar.
A criação não tem nenhuma mágica. Se não seguir coisas básicas a criação não vai dar certo.
Ouso por exemplo: só trato dos meus pássaros à noite, pois trabalho e não posso tratar de manhã. Eu não tenho um criadouro apropriado, pois moro num apartamento e tenho que aproveitar a área de serviço. Onde os pássaros estão criando, à noite fica a luz acesa, pois fica próximo à sala de estar etc. etc. etc.
Se alguma coisa está dando errado na criação um detalhe ou outro pode estar influenciando.
Para tanto, neste tópico procurei listar alguns desses detalhes para diminuir o índice de erros na criação. Essa lista pode ser aumentada com os conhecimentos de outros criadores. Também podemos usar como referência o artigo que fiz aqui no site sobre o Diamante de Gould e no tópico do site "Como Criar". Cada criador pode contar um manejo diferente e que teve sucesso.
Vamos participar.

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Dicas

Mensagem  gasparotte Dom Ago 30, 2009 1:55 pm

Olá César, muito prazer,
Meu nome é Filipe Gasparotte, tenho 21 anos, e apesar de ser novo, já criei pássaros exóticos da família do diamante de gould. Sempre gostei de pássaros desde pequeno, um dia meu pai me deu um casal de diamante, a paixão pela criação foi crescendo, e junto com ela a criação também. Cheguei a ter mais de 2000 passáros, incluindo manon, bavete, degolado, sparrow, calafate, mandarim, bicolor, rolinha diamante, e o gould, que cheguei a vender no final do ano cerca de 500 filhotes. Porém a criação durou só 2 anos, de 2004 a 2005, pois entrei na faculdade muito longe de casa e ai tive que me desfazer de toda a criação. Ano que vem eu volto e já estou me planejamento para retomar a criação.
Parabéns pela criação, pelo site e pelo fórum, é bacana trocar informações e aprender cada vez mais.
Criadores estão cheios, mas são raros aqueles que realmente tratam com qualidade dos pássaros. Quando comecei eu visitei varias criações, e encontrei apenas uma que dava para se espelhar, a do Sr. Nivaldo em Sumare-Sp. Todas as outras eram apertadas e sem higiene.
Isso é uma grande dica para quem quer começar. Arrume um lugar arejado, que você tenha espaço para tratar e que os pássaros se sintam bem. É bom sempre deixar limpo o chão, fundo de gaiolas, ninhos, comedouros e bebedouros.
Quando der, eu gostaria de visitar a sua criação, já que não é muito longe de onde sou, Nova Odessa-SP.
Muito Obrigado pelas dicas constantes,
Abraços, Filipe Gasparotte.

gasparotte

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Seja bem vindo

Mensagem  Cesar Del Rio Dom Ago 30, 2009 6:30 pm

Filipe,

Seja bem vindo ao Fórum.
Quando quiser fazer uma visita ao nosso criadouro é só avisar com antecedência. Fone: (15) 3228.2325

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Iniciação

Mensagem  André Jr. Sáb Jan 16, 2010 7:18 pm

Boa noite !
Neste último natal (2009), ganhei de minha sogra uma gaiola com duas lindas pinturas, que por alguns segundos pensei que fossem de madeira, pois estavam parados. Agora estou apaixonado pela espécie, lindos. Tenho algumas dúvidas que as coloca abaixo, sabendo que sou amador.
- Renho uma gaiola acho uns 80 x 50 x 50 cm, com dois ninhos de caixa, duas banheiras grandes, potes com farinhada, uma comida específica para exóticos que comprei, osso de síba, poleiro, corda que atravessa a gaiola, pinha. Tudo bem distribuido pela gaiola.
- Dentro tenho quatro Diamantes de Gould, sendo dois machos e duas fêmeas, e um casal de manon, todos na mesma gaiola. Sendo que já se formou um casal de Gold e o outro ainda não.
Tenho uma outra gaiola 40 x 30 x 30 com um casal de manon que ainda não colocaram ovos, mas o casal de Gold sim, só que a Gold não está chocando e o casal de manon que está na mesma gaiola também não chocou.
- Como não tenho experiência, estou pensando em colocar o outro casal de manon junto com os outros, todos na mesma gaiola e deixar que a natureza faça o trabalho.
Podem me ajudar com as informações acima?

segue meu e-mail (andrejr@globo.com), sou do RJ se tiver mais alguem que crie favor entrar em contato.

Abraços.

André Jr.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Re: Uso de amas-secas, criação em geral

Mensagem  Cesar Del Rio Sáb Jan 16, 2010 8:23 pm

Caro André, eu faria o seguinte:

O ideal é ter cada casal, tanto de Gould como de manons em gaiolas individuais.
Pode ser também gaiolas com divisão no meio, onde cada casal fica de um lado.
Para cada casal, um ninho.
Como os Goulds estão na fase de postura, você pode tirar os ovos e colocar num recipiente com painço como "cama" e ir mudando os ovos de posição todos os dias. Esses ovos duram até uns sete dias e ainda poderão eclodir.
Colocaria para os casais de manon, conforme dito acima (casais individuais) ovos de plástico - encontra em pet shop -, e caso os manons deitassem sobre os ovos, substituiria esses ovos de plásticos pelo dos Goulds.
Essa utilização dos ovos de plástico não é comum, o ideal é que os manons estejam fazendo a postura na mesma época dos Goulds.
Para tanto, usamos de 4 a 5 casais de manons para cada casal de Gould.

Grande abraço,
Cesar Del Rio

Cesar Del Rio

Mensagens : 45
Data de inscrição : 23/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de amas-secas, criação em geral Empty Re: Uso de amas-secas, criação em geral

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos